As ONGs de Portugal estão a trabalhar arduamente na proteção da natureza e do oceano. Esta secção de petições vai ser atualizada à medida que surjam novas petições, e em conjunto podemos promover a mudança. Vamos ser uma comunidade que faz mudanças e ajudar os que lutam pela mudança. Se te inscreveres para receber a newsletter, também vais ser informado sobre novas petições para assinar.
Depósito de embalagens / Tara
As nossas praias e mares estão cheias de embalagens de bebidas. Ajude-nos a combater este flagelo!
Os sistemas de depósito de embalagens de bebidas conseguem evitar que milhões de embalagens cheguem aos nossos oceanos, reduzindo assim o impacto negativo no ambiente marinho.
Em 2018, Portugal comprometeu-se a implementar um sistema de depósito de embalagens de bebidas, mas tem de ser concretizado da melhor forma. Assine a nossa petição e exija ao governo que adote, até ao final do ano 2021, um sistema abrangente e ambicioso, que inclua plástico, mas também garrafas de vidro, latas e alumínio. Os oceanos não podem esperar mais. Nós também não!
tinyurl.com/taramar
Manifesto Refil
Já te sentiste de mãos atadas, sem ter opção para reduzir o teu desperdício de plásticos? Então junta-te a nós, para pedirmos a disponibilização em grande distribuição de produtos de limpeza e higiene pessoal a granel!!!
Uma iniciativa conjunta da ANP|WWF, DECO, Sciaena, ZERO e Linked.Green
Subscreve e partilha o Manifesto REFIL !
peticaopublica.com/ManifestoRefil
Tubarões e Raias: Guardiões do Oceano em crise
Tubarões e raias vivem no oceano há mais de 400 milhões de anos e são cruciais para manter os ecossistemas marinhos saudáveis, diversificados e produtivos. Infelizmente, nas últimas décadas, devido à pesca excessiva, captura acidental e aumento da demanda por produtos provenientes de tubarões e raias, como carne ou óleo de fígado, os nossos guardiões do oceano estão em crise. Portugal ocupa o terceiro lugar nos países europeus com mais capturas de tubarões e raias e quase metade das nossas espécies destes animais estão agora ameaçadas. Assine o nosso compromisso de não consumir produtos provenientes de tubarões ou raias até que sejam efetivamente protegidos e que as nossas atividades no mar não ameacem a sua sobrevivência. Eles são muito mais importantes para o nosso oceano do que no nosso prato.
Initiativa de ANP/WWF e Fundação Oceano Azul
Relatório completo (PT)
Relatório resumido (EN)
Assina aqui ! natureza-portugal.org
"Fim da remoção e do comércio de barbatanas de tubarão"
Apesar da proibição de remoção das barbatanas a bordo dos navios da UE e nas águas da UE, e da obrigação de desembarque dos tubarões com as barbatanas unidas ao corpo, a UE é um dos maiores exportadores de barbatanas e uma importante plataforma de trânsito para o comércio mundial de barbatanas.
Sendo a UE um ator de primeiro plano na exploração de tubarões e escassas as inspeções no mar, as barbatanas continuam a ser ilegalmente mantidas a bordo, transbordadas ou desembarcadas na UE.
Pretendemos acabar com o comércio de barbatanas na UE, incluindo a importação, a exportação e o trânsito de barbatanas que não se encontrem naturalmente unidas ao corpo do animal.
Uma vez que a remoção das barbatanas impede medidas eficazes de conservação dos tubarões, solicita-se que o Regulamento (UE) n.º 605/2013 passe a abranger também o comércio de barbatanas e, por conseguinte, solicita-se à Comissão que elabore um novo regulamento que imponha a obrigação de manter as “barbatanas naturalmente unidas ao corpo” a todo o comércio de tubarões e raias na UE.
Assina a petição na página oficial UE:
eci.ec.europa.eu