EXPOSIÇÃO LOCAL:
Baleal, Peniche

3

"BALEIA DE LIXO"

Uma baleia que foi vítima do excesso de plástico e poluição criada pelo Homem. Foi dar ao fundo do mar, ficou de barriga para cima e o seu corpo transformou-se em cordas de plástico dos pescadores. O seu sangue espalhou-se pelos fundos do mar, atraindo mais poluição e morte pelo oceano adentro. A principal causa de morte das baleias é o factor humano, quer pela poluição, quer pelos radares marinhos, quer pelas grandes embarcações de transporte e de pesca.

Sobre AFONSO CASTANHEIRA – SEA GROOVE

Afonso Castanheira, também conhecido por Sea Groove, é um “artivista” e co-fundador da associação Ocean Patrol. É contrabaixista e compositor, e partilha a mensagem do mar numa ligação musical. Além disso, é escultor, criando o seu projecto “Madeiras do Mar”, em que retira vários tipos de objectos (de mão humana) vindos do mar, para efeitos decorativos e expressivos. 

Todas as semanas, Afonso vai à praia limpar e recolher o lixo criado pelo homem. Com tanta tristeza para recolher, co-criou a Ocean Patrol, uma associação de sustentabilidade e de preservação dos oceanos, sediada no Baleal.

Esta baleia é um exemplo do trabalho que Afonso faz para evitar tanta poluição nos mares: recolher, reutilizar e manifestar. Todo o seu trabalho tem como objetivo revelar e informar, quer pela música, quer pela escultura, os problemas que existem na relação da sociedade com a natureza. O excesso de consumo e o vício das maiores empresas do mundo em querer manipular a cabeça das pessoas e controlar este planeta, supostamente azul, criando mais plástico e continuando numa produção massiva de produtos de matérias não orgânicas e altamente poluentes. Há uma necessidade extrema de mudar os hábitos humanos, para que o nosso planeta fique mais limpo e que,  assim, a fauna e a flora prosperem, evitando a extinção de várias espécies e o aparecimento de novas doenças. O homem tem de saber respeitar a natureza. Só assim poderá haver harmonia, o homem tem de reconhecer que precisa da natureza!