A nossa missão

Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos. 
Já foram encontrados microplásticos na água potável, na comida e ainda em placentas humanas. O plástico afeta o nosso dia a dia de forma direta. Um grupo de artistas, associações e ambientalistas juntaram-se para elevar a sua voz por esta crise: a iniciativa The Plastic Hike

Para resolver a poluição provocada pelo plástico, todas as ações contam. Não basta limpar as praias. Já não chega reciclar. Atualmente, produzimos demasiado lixo para ser tratado de forma eficiente. 

RECUSA plástico descartável 
REDUZ o uso de embalagens 
REUTILIZA o máximo possível e evita comprar novo 

Deixa-te inspirar pelas diferentes peças de arte. Repensa, muda os teus hábitos de consumo e estilo de vida. Juntos conseguimos inspirar mais pessoas a proteger os nossos Oceanos.
Vamos aprender em conjunto e AGIR AGORA!

The Trash Traveler

Andreas Noe nasceu na Alemanha e é biólogo molecular. Em 2018, veio para Portugal surfar nas praias de Lisboa, mas não conseguia desviar o olhar de todo o plástico. As praias poluídas fizeram-no abandonar a carreira biomédica e começar uma jornada de conscientização, com diversão e positividade. O seu primeiro projeto “The Travel Trash” deu origem a 160 canções com ukulele e vídeos sobre o lixo, e permitiu remover quase 1 tonelada de plástico das praias ao longo da costa portuguesa.

The Plastic Hike

Durante o confinamento de 2020, o Andreas percebeu que temos que aprender e consciencializar em conjunto – não sozinhos. Por isso, decidiu caminhar os 832 km da costa de Portugal, para conhecer ONGs, iniciativas e ambientalistas. Foi assim que começou o “The Plastic Hike”.

Ao longo de 58 dias a caminhar na areia sem parar, o Andreas encontrou-se com 560 pessoas para apanhar 1,6 toneladas de plástico e conscientizar em conjunto com a comunidade. As praias estão limpas agora? Não, porque não se trata de limpeza! “The Plastic Hike” deve ser interpretado como uma “caminhada” de constante aprendizagem e melhoria. Vamos caminhar juntos para salvar o Oceano.

A equipa

O projeto “The Plastic Hike” começou com uma pessoa, e evoluiu para um projeto de grupo, formado por pessoas que cuidam e lutam por um planeta melhor. Todos os membros da equipa se conheceram durante o “The Plastic Hike”  e decidiram unir forças.

Camera With No Name

Camera With No Name

A Carolina e o Augusto juntaram-se ao “The Plastic Hike” durante os seus 58 dias, atrás das suas câmaras. Filmaram e editaram o documentário durante o inverno, para apresentar agora um documentário comunitário e educativo. Para além disso, também acreditam que precisamos de um tempo longe dos ecrãs para criar relações, aprender e ser saudáveis. Por essa razão, são os pioneiros dos nossos workshops de jogos de tabuleiro que vão decorrer ao longo da costa de Portugal, em paralelo com as exibições do documentário. Joga conosco!

Ana Rita Seirôco

Ana Rita Seirôco

Ana Rita abriu os braços e acolheu o projeto “The Plastic Hike” na sua “Associação Novo Mundo Azul”. Estamos a trabalhar neste projeto por uma boa causa e acreditamos que fazer parte de uma associação é essencial.

Marisa Matos

Marisa Matos

Também conhecida como @EcoSensata, é uma ambientalista com ótimas dicas. Ajuda com a gestão do projeto, organização, trabalha com os artistas e dá as suas sugestões ecológicas sempre que pode.

Raquel Lima

Raquel Lima

O cérebro incrível por detrás deste site e da fonte dos microplásticos. Para além disso, ajuda na gestão do projeto, estabelecendo relações com os artistas e associações.

Marta Ribeiro

Marta Ribeiro

Outro ser humano consciente que cuida do nosso planeta. Dá o seu apoio a partir do Luxemburgo, e está sempre presente para impulsionar o projeto e preparar a exposição.

Catarina Rodrigues

Catarina Rodrigues

Uma nutricionista com uma horta biológica que ajuda na gestão do projeto, financiamento e organização no seu tempo livre. Os artistas ficam felizes quando um ser humano incrível cuida deles.

Gonçalo Gonçalves

Gonçalo Gonçalves

O cérebro de toda a logística e apoio ao longo dos altos e baixos do “The Plastic Hike”. Nunca desilude ninguém e é o responsável pela parte mais importante: Boa disposição!